Como estudar para o ENEM

Uma das provas mais importantes exames do universo de vestibular é o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem. Nessa prova, é testado além do conhecimento dos candidatos, também a resistência física, já que esse exame é bastante demorado e exige um grande esforço físico dos alunos que a realizam.

Por isso, um estudo visando o Enem não deve ser pensando apenas no aspecto do conteúdo, que é importante, mas também na capacidade de manter a concentração e o foco por longos períodos de tempo, de até cinco horas.

Dessa forma, esse treino para o Enem deve ser realizado de maneira bastante específica para esse exame, fazendo com que você consiga ler longas questões por diversas horas seguidas, fazendo com que você esteja preparado para realizar uma boa prova.

Fazer uma redação por semana

Uma primeira forma de estudar para o Enem 2018 é realizando uma redação por semana, já que dessa forma, você se prepara para quando for realizar essa parte da prova. Para esses treinos, é importante não apenas fazer essas redações, como cronometrar o tempo que você leva para realiza-las.

Pois, no dia da prova do Enem, cada minuto que você economiza na confecção da redação, você ganha para realizar o resto das questões, tirando uma melhor nota na prova e também garantindo assim uma maior chance de garantir uma vaga em uma faculdade pública.

Separar os dias de estudo por aéreas específicas

Uma segunda dica de estudo para o Enem 2018 é separar os dias de estudo por aéreas, já que dessa forma você garante um melhor rendimento ao estudar. Por isso, na segunda, por exemplo, estude matemática e física, na terça, somente português, já incluindo nesse tempo a prática de redação.

Na quarta, biologia e mais um tempo que pode ser separado para o inglês, na quinta, história e geografia e na sexta, pode escolher as matérias que você tem mais dificuldade para garantir um tempo extra de estudo. Dessa forma, você se prepara melhor para o Enem e tem a chance de garantir uma boa nota nessa prova, ficando assim mais perto da sua sonhada vaga em uma faculdade pública.

Ler bastante notícias

Umas das partes mais importantes do Enem, além da questão das perguntas das matérias tradicionais, é a questão de atualidade, por ser bastante interdisciplinar, o Enem exige que o candidato tenha conhecimento daquilo que está se passando em todo o mundo.

Por conta disso, a leitura do jornal todos os dias é de fundamental importância para o aluno garantir uma melhor performance na redação do ENEM 2018. Já que além de garantir uma melhora na redação, por ter um vocabulário mais amplo, você ainda garante um conhecimento maior ao longo das questões.

Uma boa dica também é ler notícias internacionais, isso vai te ajudar a responder questões de geografia e também de história, tendo assim uma maior nota nessa parte da prova e uma chance maior de conseguir uma vaga na faculdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *