Cresce número de municípios que dependem do Bolsa Família

Com a crise econômica que vive o Brasil atualmente, existe uma grande demanda por benefícios que o Governo Federal oferece, como por exemplo, o mais comum deles sendo o Bolsa Família, já que esse tipo de ajuda é bastante demandado dentro dos municípios brasileiros.

Existe também uma maior demanda inclusive por essa ajuda nos municípios do Sudeste, o que não era comum até algum tempo atrás. Por conta disso, o Governo Federal está tendo que readequar uma série de estruturas internas para dar conta de todo os novos pedidos feitos, dentro desse contexto difícil que o Brasil está atualmente.

Aumenta a dependência do Bolsa Família em todo o Brasil
Aumenta a dependência do Bolsa Família em todo o Brasil

Por conta disso, o número de municípios que dependem da tabela do Bolsa Família 2018 aumentou consideravelmente em todas as regiões do país.

Dimensão dessa dependência

Para se ter uma ideia do tamanho dessa dependência que os municípios possuem junto ao Governo Federal e também dos programas que ele cria para auxiliar a população mais carente é que desde de 2008 os valores do programa social em relação aos recursos do Fundo de Participação dos Municípios subiram de 25% para 40%, isso representa um grande gasto para o Governo Federal.

Essa grande distribuição dos recursos federais para milhares de cidades, não é boa para o estado e nem para os municípios, já que existe esse gasto dentro de estabelecimentos informais, por isso, o município não recebe os impostos devidos.

Além disso, o estado possui um gasto muito maior do que deveria ter para esse tipo de situação, fazendo com que a renda para aplicação em outros setores, como segurança, educação e saúde diminua e consequentemente, a qualidade desses setores também caia.

Por conta disso, que o Governo quer aumentar um pouco o limite necessário para que as pessoas recebam desse benefício, mas ainda não se chegou a uma conclusão sobre o valor mínimo do bolsa família a ser recebido para que se possa usufruir dessas vantagens.

Características desses municípios

Um aspecto bastante interessante de se perceber quanto ao aumento da demanda do Bolsa Família 2018 em alguns locais do Brasil, é que esses municípios não possuem creches em suas estruturas oferecidas para as mães.

Com isso, não existe a possibilidade dessas crianças terem uma alimentação adequada e também de ter um local onde ficar, quando as mães necessitam trabalhar e realizar uma série de ações.

Por isso, que essa demanda se verifica como maior, já que essas mães, não tendo como comprar alimentos para os seus filhos, acabam solicitando a ajuda do estado para conseguir alimentar esses filhos, fazendo com que a demanda aumente naturalmente.

Além disso, existe uma outra característica a ser observada, que esses municípios que tiveram um aumento da sua necessidade do Bolsa Família, possui um déficit grade quanto a vagas em escolas, fazendo com que além das mães não terem uma creche para deixarem os filhos menores, não conterem também com uma alimentação adequada das escolas para filhos que sejam maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *