PROUNI 2018: Faça sua Inscrição, Tire Duvidas

Muitas pessoas no nosso país não têm condições de pagar as altas mensalidades cobradas pelas Instituições de Ensino. Graças aos programas sociais como o PROUNI 2018, estudar pode ser possível. Quer saber como concorrer a uma bolsa de estudos do PROUNI 2018? Continue conosco.

ProUni 2018. Veja tudo aqui!
ProUni 2018. Veja tudo aqui!

PROUNI 2018: O Que é o PROUNI

PROUNI significa Programa Universidade Para Todos. Existente desde 2004, foi criado pelo Governo Federal em parceria com diversas Instituições de Ensino.

A missão e o objetivo desse programa é democratizar o acesso ao Ensino Superior a pessoas de baixa renda. As bolsas oferecidas podem ser integrais ou parciais, assim, os descontos variam de 50% a 100%.

Esse programa já ajudou milhares de brasileiros que tinham o sonho de estudar, mas que não tinham condições de pagar pelas mensalidades. A inclusão educacional que o PROUNI se propõe a fazer vem sendo cumprida com total maestria.

É importante deixar claro que todas essas bolsas oferecidas são destinadas apenas às pessoas que não tem condições financeiras de pagar por uma mensalidade.

É necessário cumprir diversos requisitos exigidos pelo Governo para ser contemplado por uma bolsa dessas, então, se você quiser concorrer, fique atento às informações abaixo.

PROUNI 2018: Quais São os Requisitos Exigidos Pelo Governo?

Como nós dissemos, o governo faz diversas exigências para que você possa participar e concorrer a uma das bolsas de estudos oferecidas. É preciso estar atento a todos eles para não se candidatar sem ter chances de ser aprovado.

Por enquanto, as exigências para 2018 ainda não foram divulgadas, temos apenas as de 2017 para você conhecer. De acordo com alguns especialistas, elas não mudarão muito de um ano para o outro. Veja a seguir:

  • O requisito principal é o candidato ter participado do ENEM no ano anterior e ter obtido pelo menos a nota mínima.
  • O candidato deverá possuir uma renda per capita familiar de apenas 1 salário mínimo e meio caso queira concorrer a uma bolsa de estudos integral.
  • Se quiser concorrer a uma bolsa de estudos parcial, a exigência é que a renda mensal per capita familiar seja de até 3 salários mínimos.
  • O candidato deverá ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública. Caso tenha estudado em escola particular, poderá concorrer apenas se tiver sido bolsista.
  • Portadores de deficiência poderão concorrer.
  • Os professores de rede pública poderão se candidatar, mas apenas para cursos de licenciatura. Não é necessário comprovar renda nesses casos.

PROUNI 2018: O Que é Uma Nota de Corte?

Todo processo seletivo exige que os candidatos obtenham uma determinada nota nas suas avaliações para poderem continuar disputando as vagas oferecidas. Essas notas decisivas para a sua permanência em determinado processo de seleção são chamadas notas de corte.

Essa nota de corte é uma pontuação mínima para que você continue na disputa e ainda não foi divulgada para o ano de 2018.

PROUNI 2018: Como Fazer a Sua Inscrição

As inscrições para o PROUNI 2018 são feitas exclusivamente pela internet através do site oficial. Clique aqui para acessar.

inscrições ProUni 2018

As inscrições ainda não estão abertas para o ano de 2018, portanto, é preciso aguardar.

Lembre-se que você deverá ter em mãos os números dos seus documentos (RG e CPF) e a inscrição do ENEM do ano anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *